Blog Eleeva IT

Ambientes Tecnológicos em Nuvem:

Descubra como o HCM pode solucionar a questão de gerenciamento de nuvem da sua empresa

O Hybrid Cloud Management é uma solução moderna de administração de ambientes de TI em nuvem que acelera o rendimento de processos gerenciais da empresa. Confira!

Nos dias de hoje somos consumidores digitais, compramos tudo pela internet fazendo uso de nossos celulares, tablets e até mesmo notebook. Mal sabemos o quanto a tecnologia evoluiu nos últimos anos para permitir que possamos fazer uso destes recursos, parece bobagem, mas além de nos tornarmos digitais, nos tornamos impacientes e não suportamos a lentidão de um site ao fazer uma compra online. Ao fazer uma simples compra de um sapato em uma loja virtual, não temos ideia da quantidade de equipamentos de TI que estão por trás de um simples processo de compras. Ao longo dos anos a tecnologia vem se reinventando e se tornando cada vez mais ágil, mas isso tem um custo muito alto de investimentos financeiros, qualificação de pessoas, pesquisa e desenvolvimento.

Vamos falar um pouco sobre parte desta evolução e entender um pouco mais sobre ambiente em nuvem, conhecer um pouco da história de todo este processo, pois como dito foi uma evolução e não uma virada de chave. Antes tudo era salvo dentro deste grande disco de dados através de uma estrutura física que crescia consumindo muito espaço e energia elétrica, precisando fazer grandes investimentos de infraestrutura. Com o passar dos anos, iniciou uma nova fase que foi a adoção de sistemas de virtualização. Isso permitiu fazer uso de equipamentos parrudos e que dispunham de armazenamento gigantesco e grande capacidade de processamento de dados, sendo assim aproveitando uma única máquina física comportando vários servidores virtualizados, desta forma resolvendo o crescente problema de estrutura física, demanda por energia elétrica e infinitos investimentos em infraestrutura. Toda esta inovação se tornou uma grande febre, o assunto do momento seria a virtualização de servidores. Entretanto, esses servidores virtualizados tinham um limite pré-definido para a capacidade de armazenamento e processamento de dados. Fora que grandes máquinas eram instaladas nas empresas para armazenar o grande fluxo de dados e processamentos. Com o passar dos anos o que parecia uma solução de ponta chegou ao seu ápice e era preciso inovar mais uma vez. Tudo foi ficando obsoleto e, assim, os servidores foram substituídos pelo ambiente em nuvem.

Com isso, os ambientes virtuais destes servidores passaram a não ser mais tão interessantes. O armazenamento em nuvem trouxe uma revolução para as empresas e muita praticidade. Afinal, o conteúdo pode ser acessado e armazenado em qualquer parte do Brasil e do Mundo. Por exemplo a criação de um servidor para banco de dados, a nuvem trouxe possibilidades de criação de bancos de dados de forma instantânea. Facilitando a vida das empresas e suas maiores operações.

“Com a criação de ambientes operacionais e do armazenamento na nuvem, não se precisa mais ter uma máquina que vai se depreciando com o passar do tempo. Não precisa mais se preocupar com a garantia do fornecedor de hardware ou licenciamento ou com o espaço físico, logístico e a energia. Todas as preocupações foram transferidas para a nuvem. Esse mercado começou a ganhar muito espaço e hoje é um dos maiores mercados dentro da infraestrutura de TI. Dando adeus a compra de servidores, Roteadores e Switches”, explica Andre Berbel, sócio e diretor da Eleeva IT.

Além disso, existe a questão de maior segurança dos dados e um serviço de forma contínua. 24 horas por dia. 7 dias por semana. Ganha-se muito no custo-benefício da solução. São inúmeras máquinas trabalhando juntas.  Mas, com a distribuição dos serviços em várias plataformas espalhadas pelo mundo, há a necessidade de um investimento maior em profissionais especializados na administração de nuvens. Atualmente, são poucos os profissionais capacitados para dar todo o suporte necessário para as empresas. “Você precisa ter pessoas e equipes em larga escala para administrar tudo e você fica refém da mão de obra destes especialistas. Existe uma forma de minimizar a necessidade de mão de obra melhorando a administração no ambiente em nuvem. Independente da quantidade de provedores de serviços que você tenha. Fazendo o uso de soluções como é o caso do HCM da Micro Focus”, explica Berbel.

Com o Hybrid Cloud Management, da Micro Focus, você consegue consolidar e concentrar toda essa administração dos provedores de serviços, ainda somando aos seus ambientes virtuais, em uma única plataforma. Trazendo agilidade, reduzindo o número de mão de obra. Tudo ao seu alcance. Disposto dentro de uma única tela. “Com o HCM, você consegue fazer inventário, saber tudo sobre seu ambiente operacional, por exemplo, onde eles estão distribuídos, carga de utilização e novos provisionamentos. Começa a ter uma administração mais ampla e minimizando ao máximo o custo com pessoas”, comenta Andre Berbel.

Para a parte de implantação da estrutura e da solução, você vai precisar de uma equipe especializada e treinada para atender o seu caso de uso. E, claro, a Eleeva IT, sendo uma empresa integradora e parceira da Micro Focus, possui toda a infraestrutura e profissionais  para te auxiliar nesse processo e dar todo o suporte da solução. Invista em uma solução em nuvem que possibilita ao cliente ter mais de 2000 máquinas em um só lugar sem ter dor de cabeça. Além disso, a solução se enquadra para pequenas, médias e grandes empresas, que necessitam distribuir e armazenar um grande número de dados sem dor de cabeça e sem um alto custo. Não perca mais tempo! Entre em contato com um de nossos consultores e conte com a assessoria e orientação que você precisa para começar a utilizar a ferramenta.

Acesse já o nosso site: www.eleevait.com.br

Confira também o vídeo do nosso Engenheiro de Vendas, Ricardo Lima, onde ele explica mais sobre a funcionalidade da solução da Micro Focus. Confira!

Luciane Bruno
Jornalista Responsável
MTB: 62701/SP

 

 

 

*****

Você já parou para pensar como a automação pode te ajudar nos processos gerenciais de sua empresa?

Saiba como a automação pode deixar processos complexos mais simples e ágeis e contando com uma equipe de profissionais que te darão todo o suporte necessário para a execução do serviço.

 

 

 

Não é de hoje que o homem procura  meios e soluções para otimizar o trabalho humano. Com isso, no decorrer dos anos, muito do trabalho braçal ou que exigia grandes equipes de profissionais para sua execução, estão sendo substituídos por máquinas e processos cada dia mais modernos. A tecnologia avançou muito com o passar dos anos. E quem ganha é a empresa que se propõe a inovar em seus processos internos e externos. Atualmente, a automação faz todo esse trabalho de otimizar recursos e processos. Deixando para trás a visão de complexidade de projetos que demandam muito tempo para coleta de dados e análises mais complexas para sua execução. 

Mas, afinal, o que é Automação?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre o tema e desconhecem todos os seus recursos e benefícios para o empreendedor. Segundo Lincoln Santos, Analista de Automação da Eleeva IT, automatizar é nada mais que pegar o processo manual, que antes demandava horas de trabalho, e passar estes mesmo processos para uma máquina executar. “Sabe aquela determinada tarefa muito repetitiva que consome muito do nosso tempo? Pega-se todo este processo e passa para uma máquina que possui o sistema ideal para a execução de todo o trabalho da empresa. E, atualmente, temos  vários tipos de automação.  Esse processo facilita o trabalho do dia-a-dia. Faz com que todos os dados armazenados possam ser acessados com rapidez e é de fácil integração com sistemas já existentes. Sem necessitar de vários profissionais para a sua realização. Assim, há uma grande redução de custos para a empresa. Principalmente na parte operacional”, explica Lincoln.

A automação pode ser utilizada também em casos de uso de RPA  (Robotic Process Automation), principalmente para otimizar custos operacionais. Porque muitas vezes quando se pensa em tarefas operacionais, vem a mente somente os profissionais responsáveis pela execução dos processos, mas se esquece que é válido também para o executivo que perde horas fazendo inúmeros relatórios. Imagina a exaustão que o processo todo causa para este profissional. “Uma automação em RPA vai gerar estes mesmos relatórios que essa pessoa teria que gerar manualmente. E a partir daí, a pessoa pode começar a fazer a análise dos dados em si. Em vez da coleta já se ganha mais otimização no trabalho. O profissional deixará de trabalhar na parte braçal da operação para trabalhar somente na parte da inteligência do trabalho a ser executado. Mudando o que for necessário sem dor de cabeça”, explica Lincoln.

Hoje a Eleeva IT presta serviços para vários bancos. Onde é utilizada com ótimos resultados a automação de processos de desenvolvimento que se chama Devops. O Devops consiste em agilizar o tempo de um desenvolvedor de software. Sem necessitar de horas em cima de um código fonte. Sem o trabalho de criar o código e depois ter que mandar para outras plataformas. Algo que exige do profissional horas e dias na construção do trabalho. Na automação tudo é padronizado e estruturado para suprir as necessidades do cliente e gerar um resultado satisfatório e rápido. “Todo o processo consiste em pegar a parte que demandaria muito tempo para o desenvolvedor fazer. E pegar esse processo e passar para uma plataforma utilizada dentro do banco. Esse motor vai fazer toda a validação do código e todos os testes de qualidade e já vai entregar o código pronto na outra ponta. Você tem uma grande agilidade na entrega dos códigos. Tem-se ganhos significativos para a empresa. Principalmente na redução de tempo de entrega do software. No final é feita somente a governança de todo o processo em questão. Tudo é simplificado pela automação”, enfatiza Lincoln Santos.

A automatização gera um universo de possibilidades e muitos benefícios. Mas deve ser sempre guiada por profissionais experientes no assunto e que podem orientar o cliente em todas as etapas de implantação da solução até sua manutenção. Na Eleeva IT uma equipe de profissionais capacitados e treinados para melhor atender o cliente em suas dúvidas e necessidades estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O que faz toda a diferença. A importância de ter uma boa consultoria ajuda muito na hora de avaliar o problema da pessoa e resolver o que não está legal. Ajuda na escolha de soluções que realmente vão agregar valor e não só automatizar apenas um arquivo, mas, sim, todo um processo que gera grandes resultados para a empresa. A consultoria da Eleeva IT analisa todos os prós e contras para tomar as melhores decisões.  

Os maiores benefícios da automação são: maior produtividade, Redução do tempo de execução de uma tarefa, Redução de custos operacionais, melhor controle de volume de produção, qualidade no serviço final, segurança e inovação nos processos.

E o que você está esperando? Consulte já um dos consultores da Eleeva IT e tire todas as suas dúvidas sobre nossos produtos e serviços. Nossa equipe pode ajudar você e sua empresa nos processos gerenciais. Consulte já!

Luciane Bruno
Jornalista Responsável
MTB: 62701/SP