Blog Eleeva IT

Você já parou para pensar como a automação pode te ajudar nos processos gerenciais de sua empresa?

Saiba como a automação pode deixar processos complexos mais simples e ágeis e contando com uma equipe de profissionais que te darão todo o suporte necessário para a execução do serviço.

 

 

 

Não é de hoje que o homem procura  meios e soluções para otimizar o trabalho humano. Com isso, no decorrer dos anos, muito do trabalho braçal ou que exigia grandes equipes de profissionais para sua execução, estão sendo substituídos por máquinas e processos cada dia mais modernos. A tecnologia avançou muito com o passar dos anos. E quem ganha é a empresa que se propõe a inovar em seus processos internos e externos. Atualmente, a automação faz todo esse trabalho de otimizar recursos e processos. Deixando para trás a visão de complexidade de projetos que demandam muito tempo para coleta de dados e análises mais complexas para sua execução. 

 

Mas, afinal, o que é Automação?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre o tema e desconhecem todos os seus recursos e benefícios para o empreendedor. Segundo Lincoln Santos, Analista de Automação da Eleeva IT, automatizar é nada mais que pegar o processo manual, que antes demandava horas de trabalho, e passar estes mesmo processos para uma máquina executar. “Sabe aquela determinada tarefa muito repetitiva que consome muito do nosso tempo? Pega-se todo este processo e passa para uma máquina que possui o sistema ideal para a execução de todo o trabalho da empresa. E, atualmente, temos  vários tipos de automação.  Esse processo facilita o trabalho do dia-a-dia. Faz com que todos os dados armazenados possam ser acessados com rapidez e é de fácil integração com sistemas já existentes. Sem necessitar de vários profissionais para a sua realização. Assim, há uma grande redução de custos para a empresa. Principalmente na parte operacional”, explica Lincoln.

 

A automação pode ser utilizada também em casos de uso de RPA  (Robotic Process Automation), principalmente para otimizar custos operacionais. Porque muitas vezes quando se pensa em tarefas operacionais, vem a mente somente os profissionais responsáveis pela execução dos processos, mas se esquece que é válido também para o executivo que perde horas fazendo inúmeros relatórios. Imagina a exaustão que o processo todo causa para este profissional. “Uma automação em RPA vai gerar estes mesmos relatórios que essa pessoa teria que gerar manualmente. E a partir daí, a pessoa pode começar a fazer a análise dos dados em si. Em vez da coleta já se ganha mais otimização no trabalho. O profissional deixará de trabalhar na parte braçal da operação para trabalhar somente na parte da inteligência do trabalho a ser executado. Mudando o que for necessário sem dor de cabeça”, explica Lincoln.

 

Hoje a Eleeva IT presta serviços para vários bancos. Onde é utilizada com ótimos resultados a automação de processos de desenvolvimento que se chama Devops. O Devops consiste em agilizar o tempo de um desenvolvedor de software. Sem necessitar de horas em cima de um código fonte. Sem o trabalho de criar o código e depois ter que mandar para outras plataformas. Algo que exige do profissional horas e dias na construção do trabalho. Na automação tudo é padronizado e estruturado para suprir as necessidades do cliente e gerar um resultado satisfatório e rápido. “Todo o processo consiste em pegar a parte que demandaria muito tempo para o desenvolvedor fazer. E pegar esse processo e passar para uma plataforma utilizada dentro do banco. Esse motor vai fazer toda a validação do código e todos os testes de qualidade e já vai entregar o código pronto na outra ponta. Você tem uma grande agilidade na entrega dos códigos. Tem-se ganhos significativos para a empresa. Principalmente na redução de tempo de entrega do software. No final é feita somente a governança de todo o processo em questão. Tudo é simplificado pela automação”, enfatiza Lincoln Santos.

 

A automatização gera um universo de possibilidades e muitos benefícios. Mas deve ser sempre guiada por profissionais experientes no assunto e que podem orientar o cliente em todas as etapas de implantação da solução até sua manutenção. Na Eleeva IT uma equipe de profissionais capacitados e treinados para melhor atender o cliente em suas dúvidas e necessidades estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. O que faz toda a diferença. A importância de ter uma boa consultoria ajuda muito na hora de avaliar o problema da pessoa e resolver o que não está legal. Ajuda na escolha de soluções que realmente vão agregar valor e não só automatizar apenas um arquivo, mas, sim, todo um processo que gera grandes resultados para a empresa. A consultoria da Eleeva IT analisa todos os prós e contras para tomar as melhores decisões.  

Os maiores benefícios da automação são: maior produtividade, Redução do tempo de execução de uma tarefa, Redução de custos operacionais, melhor controle de volume de produção, qualidade no serviço final, segurança e inovação nos processos.

 

E o que você está esperando? Consulte já um dos consultores da Eleeva IT e tire todas as suas dúvidas sobre nossos produtos e serviços. Nossa equipe pode ajudar você e sua empresa nos processos gerenciais. Consulte já!

Luciane Bruno
Jornalista Responsável
MTB: 62701/SP